Em 2021, a comunidade Apiwtxa, do povo Ashaninka do Rio Amônia, iniciou uma parceria com a Conservação Internacional (CI Brasil), a partir dos projetos Nossas Futuras Florestas – Amazônia Verde e Amazon Appeal. Executados pela Associação Apiwtxa, os projetos prevêem a proteção e gestão territorial; o fortalecimento organizacional da comunidade, incluindo a Cooperativa Ayõpare e planejamento e manufatura de cadeias produtivas sustentáveis.

A parceria, que vem sendo construída desde 2017, está contribuindo para a construção de políticas de desenvolvimento sustentável, de proteção territorial e gestão da Terra Indígena Kampa do Rio Amônia, situada em Marechal Thaumaturgo, interior do Acre. Para 2022, o planejamento tem como um dos objetivos, a implementação e funcionamento da fábrica de beneficiamento de frutas.

Notícias

Jovens indígenas Ashaninka da comunidade Apiwtxa participam de formação em informática

Uma das vertentes de investimentos da comunidade Apiwtxa do povo Ashaninka do Rio Amônia, em Marechal Thaumaturgo, Acre, é a capacitação e formação de jovens indígenas. A parceria da comunidade Apiwtxa com a Conservação Internacional (CI Brasil), por meio do projeto Nossas Futuras Florestas – Amazônia Verde tem resultado em importantes benefícios ao povo Ashaninka,…

Apiwtxa inicia a atualização do seu Plano de Vida

A Apiwtxa iniciou a atualização do Plano de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA) e o Etnomapeamento da Terra Indígena Kampa do Rio Amônia, o Plano de Vida do Povo Ashaninka. Toda a comunidade esteve presente na primeira semana de trabalho, nos dias 2 e 7 de maio, na Aldeia Apiwtxa, conversando sobre as mudanças dos…

Apiwtxa realiza capacitação e fortalecimento de suas instituições

Uma das vertentes de investimentos da comunidade Apiwtxa do povo Ashaninka do Rio Amônia, em Marechal Thaumaturgo, Acre, é a capacitação e formação dos indígenas, focada no fortalecimento de suas instituições, a exemplo da Cooperativa Ayõpare e da Associação Apiwtxa. A parceria da comunidade Apiwtxa com a Conservação Internacional (CI Brasil), por meio do projeto…

Parceria fortalece comunicação e proteção do território do povo Ashaninka do Rio Amônia

A parceria da comunidade Apiwtxa com a Conservação Internacional (CI Brasil), por meio do projeto Nossas Futuras Florestas – Amazônia Verde e Amazônia Appeal tem resultado em importantes benefícios ao povo Ashaninka do Rio Amônia (Acre). Para o presidente da Associação Apiwtxa, Wewito Piyãko, comunicação, cuidado com o território e organização institucional estão entre os…

“Trabalhamos para cuidar que nossos filhos se alimentem bem”, observa Moisés Piyãko sobre produção florestal da Apiwtxa

O povo Ashaninka do Acre conquistou a Terra Indígena Kampa do Rio Amônia em 1992, situada em Marechal Thaumaturgo. Liderados por Antônio Piyãko, fundaram a Aldeia Apiwtxa em uma antiga área de fazenda, à época, totalmente desmatada. Após três décadas, com muito trabalho de reflorestamento em toda sua área e arredores, a comunidade leva uma…

Agentes Agroflorestais contribuem com o fortalecimento da segurança alimentar do povo Ashaninka

A comunidade Apiwtxa tem um forte trabalho no desenvolvimento dos seus Sistemas Agroflorestais (SAFs) e roçados. Os agentes agroflorestais, que desenvolvem a atividade, contribuem diretamente para o fortalecimento da segurança alimentar e diversidade de espécies cultivadas, tanto para alimento como para outras atividades, como artesanato e medicina do povo Ashaninka, da aldeia Apiwtxa, em Marechal…

Em ação de monitoramento, Apiwtxa encontra caçador invadindo território

Em nova ação de monitoramento territorial da Aldeia Apiwtxa, entre os dias 2 e 4 de fevereiro, foi encontrado um caçador invadindo a Terra Indígena Kampa do Rio Amônia, além de caminhos abertos e rastros de outros caçadores, como carcaça de animais mortos. A ação foi ao longo do Rio Arara, onde a TI faz…

Parceria entre o povo Ashaninka do Acre e a Conservação Internacional impulsiona produção e fortalecimento institucional

Em 2021, a comunidade Apiwtxa, do povo Ashaninka do Rio Amônia, iniciou uma parceria com a Conservação Internacional (CI Brasil), a partir dos projetos Nossas Futuras Florestas – Amazônia Verde e Amazon Appeal. Executados pela Associação Apiwtxa, os projetos prevêem a proteção e gestão territorial; o fortalecimento organizacional da comunidade, incluindo a Cooperativa Ayõpare e…

Apiwtxa realiza expedição de monitoramento de seu território no Igarapé Amoninha

A comunidade Apiwtxa, do povo Ashaninka do Rio Amônia, no Acre, realiza o monitoramento constante do seu território. No ano de 2021 já foram realizadas diversas expedições aos rios e pontos estratégicos da Terra Indígena Kampa do Rio Amônia, além da articulação com comunidades do entorno, como parte do processo de gestão da território Recentemente,…

Apiwtxa registra seus roçados e Sistemas Agroflorestais para gestão da comunidade

Como parte da sua estratégia de segurança alimentar e organização comunitária, a Apiwtxa está realizando um levantamento dos seus roçados e sistemas agroflorestais (SAFs). A iniciativa está fazendo o registro dos plantios, mensurando sua área e capacidade produtiva, além de trazer um levantamento das espécies plantadas. “No roçado, temos uma variedade de cultivo muito grande,…

Apiwtxa fortalece e melhora gestão da Associação e Cooperativa Ashaninka

O Povo Ashaninka do Rio Amônia, Marechal Thaumaturgo, Acre, tem duas instituições que ajudam na relação da comunidade com atividades internas e externas: a Associação Apiwtxa e a Cooperativa Ayõpare. Como parte das ações da comunidade, a Apiwtxa está investindo no fortalecimento e organização dessas duas instituições, com treinamentos e consultorias técnicas na parte administrativa.…

Povo Ashaninka, da comunidade Apiwtxa, realiza monitoramento constante de seu território

A comunidade Apiwtxa, do povo Ashaninka do Rio Amônia, no Acre, realiza o monitoramento constante do seu território. Neste ano já foram realizadas expedições e articulação com comunidades do entorno, como parte do processo de gestão da Terra Indígena Kampa do Rio Amônia. Segundo a liderança Ashaninka, Francisco Piyãko, vigiar o território é uma prática…

Espaço de identidade e cultura, Casa Ashaninka é inaugurada em Cruzeiro do Sul

A cultura, os saberes, as tradições e os projetos do povo Asahakinka já têm endereço fixo em Cruzeiro do do Sul, interior do Acre. Nesta quinta-feira, 6, a comunidade da Aldeia Apiwtxa, do Rio Amônia, inaugurou a Casa Ashaninka. O espaço concentra a sede da Associação Apiwtxa e da Cooperativa Ayõpare, instituições da comunidade Apiwtxa,…