Centro Yorenka Ãtame

O Centro Yorenka Ãtame (Centro Saberes da Floresta), fundado por nossa comunidade em 7 de julho de 2007, no município de Marechal Thaumaturgo, no Acre, é um espaço de diálogo, troca e difusão de saberes da floresta, que respeita e valoriza a riqueza da diversidade cultural. O Espaço promove a troca de experiências e aprendizagens, estimula o diálogo intercultural e visa à produção e difusão de práticas de manejo sustentável dos recursos naturais.

Por meio do Centro Yorenka Ãtame, nós, Ashaninka do Rio Amônia, procuramos também suprir as demandas que surgem nos momentos de união e diálogo entre os povos. É durante os encontros no Centro Yorenka Ãtame que acontecem as trocas de saberes. Um ponto importante em nosso trabalho é o respeito pelos conhecimentos tradicionais e experiências locais dos diferentes grupos.

Após termos elaborado e implantado o plano de gestão em nossa terra, reconhecemos a necessidade de expandir nossa visão também para o entorno, para podermos garantir a proteção dos recursos existentes em toda a região. O Centro Yorenka Ãtame foi criado com o objetivo de promover o debate e a mobilização em prol da proteção do meio ambiente.

Desde sua criação, o Centro contribui continuamente para a troca de experiências entre todos os grupos interessados da região, do estado, do país e além fronteiras.  Construímos parcerias com as escolas públicas locais de Marechal Thaumaturgo para transmitir aos alunos noções sobre a importância da proteção ao meio ambiente, diretamente ligado à proteção de nossas próprias vidas, de nosso futuro e do futuro de nossos filhos.

Por fim, o espaço aproxima indígenas e não indígenas, promovendo a retomada da Aliança dos Povos da Floresta e incentivando a aproximação e união entre os diversos grupos da sociedade, em prol da proteção e valorização da biodiversidade.

 

Pãkotsi Ashaninka

O Pãkotsi Ashaninka (que em português significa Casa Ashaninka) será um espaço de referência da cultura Ashaninka em Cruzeiro do Sul, Estado do Acre; um ponto de visitação, de turismo cultural; e uma ponte entre os povos da floresta e  da cidade.

Com ele queremos apresentar e introduzir nossa cultura ao público em geral, que poderá conhecê-la por meio de exposições e da arte indígena Ashaninka, disponível na loja. O espaço também vai oferecer alojamento e informações sobre os projetos desenvolvidos e administrados por nossa comunidade.

O local, que funcionará como sede da nossa Associação Apiwtxa e da nossa Cooperativa Ayõpare, abrigará o escritório e toda a parte administrativa das instituições de nossa comunidade. Por meio de seu projeto arquitetônico, espelhará as diversas facetas de nosso povo, como nossas tradições, identidade, cultura e espiritualidade.