Além de proteger o território, o povo Ashaninka, da comunidade Apiwtxa, está atuando diretamente no fomento e fortalecimento da agricultura familiar em sua área e em comunidades vizinhas. A Cooperativa Ayõpare é o braço institucional responsável da Apiwtxa pela compra e venda de produtos regionais e artesanato.
“Fora o artesanato também estamos trabalhando com produtos da agricultura familiar: arroz, feijão, milho e açúcar. Estamos comprando esses alimentos dos agricultores que vivem no entorno da nossa terra. Com isso, não precisamos comprar somente produtos da cidade para vender em nossa comunidade”, explica Dora Piyãko, presidente da Cooperativa Ayõpare.
O estímulo à agricultura familiar na região tem sido potencializado nos últimos anos pelos Ashaninka, que visam fomentar a produção sustentável da agricultura. Durante a pandemia, o movimento de venda e compra interno de alimentos contribuiu com a segurança dos indígenas.

Plantação de feijão na praia do rio Amônia (Foto: Yara Piyãko)
“Esses produtos nos auxiliaram a manter o controle da doença (Covid-19), proporcionando muito mais saúde à nossa comunidade, pois não é preciso que as famílias Ashaninka saiam até a cidade sempre que necessitem de alguns produtos essenciais”, observa Dora. A Cooperativa ainda está trabalhando para iniciar a comercialização de sementes florestais e polpa de frutas.
Produção em Marechal Thaumaturgo
A prefeitura de Marechal Thaumaturgo também está alinhada com o que a Apiwtxa, e tem uma gestão voltada para o fortalecimento da agricultura familiar e das comunidades rurais. Nos últimos anos, tem incrementado a Merenda Regionalizada, aumentado a produção local nos alimentos dos alunos da rede de ensino municipal, por exemplo.

Peladeira de arroz
Parte deste processo, tem sido a entrega de maquinário agrícola para as comunidades rurais de Marechal Thaumaturgo. A Apiwtxa recebeu, no mês de julho, uma peladeira de arroz e um kit de casa de farinha, insumos que vão contribuir para o fortalecimento da comunidade em sua produção local.
“É da agricultura que as famílias da zona rural tiram o sustento. Incentivamos a produção para que as famílias tenham sustentabilidade na sua alimentação, e com o excedente possam ajudar na renda, pois a prefeitura está ampliando a compra de Merenda Escolar Regionalizada por meio do PNAE [Programa Nacional de Alimentação Escolar]. Essa organização ajuda também na distribuição de renda, pois não fica atrelado apenas a um fornecedor, e sim a vários, que são as famílias produtoras”, explica Isaac Piyãko, prefeito de Marechal Thaumaturgo.