A parceria da comunidade Apiwtxa com a Conservação Internacional (CI Brasil), por meio do projeto Nossas Futuras Florestas – Amazônia Verde e Amazônia Appeal tem resultado em importantes benefícios ao povo Ashaninka do Rio Amônia (Acre). Para o presidente da Associação Apiwtxa, Wewito Piyãko, comunicação, cuidado com o território e organização institucional estão entre os pontos de destaque dos resultados positivos oriundos da parceria.
“A partir dessa parceria, nós temos ampliado o trabalho de proteção do nosso território, a partir dos intercâmbios com o mundo não indígena e também com as ações de monitoramento e vigilância. Além disso, o trabalho de comunicação nos possibilita um olhar ainda mais detalhado de como devemos cuidar do nosso território, da nossa fronteira, bem como dos territórios que nos cercam e mostrar para o mundo nosso espaço e nossa experiência”, explica.

Wewito Piyãko, presidente da Associação Apiwtxa (Foto: Arison Jardim)
A parceria, que vem sendo construída desde 2017, está contribuindo para a construção de políticas de desenvolvimento sustentável, de proteção territorial e gestão da Terra Indígena Kampa do Rio Amônia, situada em Marechal Thaumaturgo, interior do Acre. A iniciativa tem proporcionado a formação de indígenas na área de comunicação, dentro do projeto Amazônia Verde. A jovem Yara Piyãko, 18 anos, observa a importância de se comunicar sobre sua cultura, costumes e políticas, a partir da própria comunidade.
“Eu fiz a oficina de fotografia há alguns anos e agora, com a oficina de comunicação, a cada dia tenho me aprofundado mais nessa área. Isso me trouxe um novo olhar sobre o nosso território e as comunidades vizinhas. Esse trabalho despertou ainda mais o meu interesse em contribuir com a melhoria de vida do meu povo”, explica Yara.
A Gestão de Comunicação da Aldeia Apiwtxa, do povo Ashaninka do Rio Amônia, Acre, foi formada a partir de um projeto de fortalecimento institucional da comunidade. As lideranças entendem que a Comunicação faz parte da estratégia de defesa do território, fortalecimento da identidade e cultura do seu povo.
Em um próximo passo, a comunidade percebeu que precisava ampliar esta ação e formar a juventude para se apropriar da técnica e dos meios de comunicação disponíveis. Com isso, a comunidade começou a executar uma formação de um grupo de jovens na área de Comunicação, para, além das fotografias e vídeos, aprenderem a captar, organizar e divulgar informações de interesse da Apiwtxa.

Oficina de Comunicação (Foto: Arison Jardim)
Desde março de 2021, esta ação é realizada pelo jornalista Arison Jardim, com oficinas e treinamentos continuados, até o fim de 2022, com seis pessoas da aldeia. A primeira etapa foi de introdução de Comunicação nas Redes Sociais, buscando entender como os diversos assuntos e ações da região podem ser levados para o público externo por meio das redes sociais, em forma de vídeos, fotos, postagens e matérias. Agora, os alunos estão trabalhando as etapas para produção de notícias, escrevendo matérias, entrevistando personagens e registrando as atividades da comunidade.
O projeto Nossas Futuras Florestas – Amazônia Verde está trabalhando para conservar até 12% da Amazônia (cerca de 73 milhões de hectares) até 2025. Apoiado pelo governo francês, o projeto é uma das prioridades de conservação da Aliança para a Proteção das Florestas Tropicais, uma iniciativa para a proteção, restauração e manejo sustentável das florestas tropicais.